Obras Públicas
Uma obra pública é aquela que desenvolve o Estado e que tem um fim social. Essas obras são financiadas com fundos públicos (angariados através dos impostos e das taxas) e não têm fins lucrativos (ou seja, o seu objetivo não consiste em gerar lucros, mas sim em prestar um serviço de utilidade à comunidade).
As obras públicas são formadas por uma ampla variedade de trabalhos de construção. O desenvolvimento das infraestruturas de transporte (ruas ou estradas, portos, vias ferroviárias, aeroportos, etc.), hidráulicas (represas, depuradoras) ou urbanas (iluminação pública, parques) e a criação de edifícios de interesse social (hospitais, escolas) fazem parte das obras públicas.
A implementação de uma obra pública pode concretizar-se de diversas maneiras. Às vezes, o Estado contrata os trabalhadores de forma direta e encarrega-se dos seus salários. Noutros casos, é realizado um concurso ou um processo semelhante para que as empresas privadas apresentem as suas propostas de desenvolvimento e o Estado escolha aquela que mais lhe convém. Assim, os fundos públicos são destinados à empresa vencedora, que passa a encarregar-se da construção.
Segmentos de obras públicas:
Estradas: que se caracterizam como uma infraestrutura essencial para permitir a circulação de pessoas e bens;
Pontes: fazem a ligação de diferentes áreas;
Escolas: ajudam a fornecer educação para crianças e jovens;
Hospitais: Estes ajudam a garantir que haja cuidados de saúde de qualidade;
Centros de Reciclagem: Estes ajudam a prevenir a contaminação do meio ambiente;
Parques: Estes ajudam a garantir que o meio ambiente seja preservado;
Sistemas de Abastecimento de Água: Estes ajudam a garantir que as comunidades tenham acesso a água de qualidade.
Todas essas obras, então, beneficiam a população de uma cidade, estado ou país.